Início > Geral, mimimi > Futuro

Futuro

Futuro. O inalcançável. Aquele sobre o qual todos falam, mas que nunca chega.

Quando eu era criança ou adolescente, mesmo estando nos anos 90, o futuro era pensar no ano 2000. Vislumbrávamos carros voadores, viagens intergalácticas e tantas outras coisas mais. E estava logo ali, há menos de dez anos de distância.

Hoje, pensar no futuro é algo mais individualista: uns pensam em 50 anos pra frente, outros em 100, alguns em quase mil. Mas a verdade é que não importa quão longe (ou perto) você pense que o futuro está, uma coisa é certa: ele nunca chegará. Porque o futuro é uma abstração, um idealismo.

image

A única coisa que eu tenho certeza sobre o futuro é que nós o fazemos. E o fazemos hoje, no presente. O futuro não precisa ser algo incerto ou incontrolável. Pelo menos não totalmente. Nós construímos nosso futuro, o desenhamos, a cada pequena ação, em cada dia do nosso presente. Mas se não fizermos nada, e simplesmente deixarmos que as coisas aconteçam… aí talvez nos decepcionemos com o que podemos obter do futuro que, no final das contas, escolhemos pra nós, voluntária ou involuntariamente.

Numa conversa informal depois de uma reunião profissional, um conhecido disse uma frase que ficou na minha cabeça. Ele disse: “E passa tão rápido!”. Se referia à vida de um modo geral, às decisões que tomou, e até àquelas que deixou de tomar. Palavras simples, que guardavam tanto conteúdo. E eu concordo com ele: cada dia que postergamos uma ação, que deixamos de fazer algo que deveríamos fazer e que invariavelmente vai impactar no nosso futuro e, sendo esta mudança para algo bom, é um dia a menos, nunca um dia a mais. Porque tudo passa rápido demais.

O futuro é feito por ações. Nossas ações. Ele nunca chega, mas está sempre aí. E ele não nos espera pra acontecer.

Anúncios
Categorias:Geral, mimimi
  1. Sissi
    03/09/2012 às 9:54

    du, que engraçado você falar sobre este tema, algo que tem que estado demais em meus pensamentos são as conseqüências. Como sempre devemos ser conseqüentes do que fazemos, e mais que nada, o quanto não devemos achar que a felicidade está no futuro. A felicidade está no presente. beijos, du.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: