Início > mimimi > Brasil, um país de tolos?

Brasil, um país de tolos?

Dê uma boa olhada em volta. Observe o jeito das pessoas, as notícias na TV, a falta de infra-estrutura e serviços públicos de um modo geral… enfim, tudo que o rodeia. Agora, saiba de uma coisa: pode passar o tempo que for, isso tudo não vai mudar.

Uma vez ouvi de uma pessoa uma teoria que me pareceu ser bem sensata: quando descoberto, o Brasil serviu de fonte de insumos para nossos colonizadores. Não se veio aqui com a ideia original de colonizar, procriar, construir e ficar. Queriam mesmo era nossas riquezas naturais. O Brasil é originalmente um país de saqueadores, e assim se perpetuou até hoje; e assim se perpetuará por muitos e muitos anos.

Não quero dizer com isso que eu não acredite na evolução da raça humana. Nós temos pessoas educadíssimas em nosso país. Uma parcela da população que tem bom senso, que pensa no próximo e que faz o que pode para tornar nosso país um lugar melhor para se viver. O problema é que essa parcela da população é minoria. E o pior de tudo isso é que ter bom senso, no sentido que cito aqui, não é nem uma questão de instrução. Conheço faxineiras que dariam aula de bons modos e bom senso a muito executivo engravatado por aí.

No prédio onde moro mesmo há um bom exemplo: é um prédio de bom nível, muitas famílias que já tiveram seus primeiros apartamentos no começo e adquiriram um maior. Nas reuniões de condomínio há muitos engenheiros, arquitetos, advogados, empresários entre outros. Mesmo assim, pessoas arremessam bitucas de cigarro pelas janelas, mesmo já tendo sido feita uma campanha de conscientização sobre o risco de essa bituca entrar por uma janela de algum andar mais baixo e colocar em risco todo o prédio. Num outro caso, cansa-se de comprar adaptadores de tomada para os equipamentos da academia: todos são furtados.

O brasileiro é e vai ser ainda por muito tempo um povo que tem pensamento individualista. E, mais do que isso, que não respeita o que é do outro ou o que é público: “Se não é meu, tanto faz”. Você pode ver isso com a forma como nossos políticos tratam geralmente nosso dinheiro, ou como se dirige no trânsito de São Paulo (assunto pra um post à parte, aliás). É a lei do cada um por si.

Então está tudo perdido? Não, eu não penso assim. Se cada uma dessas pessoas de bom senso conseguir mudar a cabeça de pelo menos uma pessoa, já terá feito algo pelo país. Essa pessoa poderá difundir isso em casa, entre os amigos… e quem sabe daqui uns 150, 200 anos não teremos um país melhor pra todos nós?

Não, eu não estou brincando sobre os 150 ou 200 anos.

Anúncios
Categorias:mimimi
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: